Salles apresenta relatório de viagem aos EUA

O deputado Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, apresentou ontem um relato minucioso e otimista depois de uma viagem  ao estado de Nebraska, nos Estados Unidos, com uma comitiva de técnicos em agronomia e professores da Universidade Federal de Viçosa, algumas associações de agricultores e irrigantes.
Interessados em conhecer uma das técnicas mais antigas e de grande sucesso em todo mundo no agronegócio, com destaque para a agricultura familiar, a comitiva de autoridades especializadas no ramo da agricultura comprovou que o trabalho realizado nos Estados Unidos tem que ser copiado e aplicado também no interior baiano.
“Nebraska é o maior irrigante dos Estados Unidos. É também o maior produtor de carne, metanol, milho e outros, e sua extensão é maior que toda região Oeste da Bahia”, disse o deputado Eduardo Salles.
O parlamentar ainda destaca que “a grande maioria da irrigação é com água subterrânea desde 1930. Eles têm toda noção técnica para irrigação de quatro milhões de hectares. Nosso objetivo nesta viagem era entender como eles fazem isso. São estudos técnicos impressionantes, distribuídos em 23 bacias por todo o estado,”  explicou o presidente do colegiado.
Foi feito um convênio entre a universidade federal e a universidade de Nebraska e a partir de agora serão feitos estudos profundos, para se conhecer como todo esse trabalho é realizado neste estado norte-americano, pois  a finalidade também é a prevenção contra a seca que vem assolando os municípios baianos.
O deputado Gika Lopes (PT) voltou a fazer comentário sobre a região de Serrinha, pois na sede deste município choveu até agora, somente 15 milímetros, apesar das outras cidades próximas terem recebido boa quantidade de chuvas. Os demais parlamentares também elogiaram o presidente pela viagem que fez para tratar de estudos sobre irrigação com água subterrânea, em lençóis freáticos, principalmente nos municípios mais castigados pela seca, entre outros assuntos.

COMPARTILHAR