Jurandy Oliveira homenageia cidade de Biritinga

O distrito de Biritinga foi anexado ao município de Serrinha, sendo posteriormente transferida a sede do distrito para Manga, com o nome de Biritinga.

O distrito de Biritinga foi anexado ao município de Serrinha, sendo posteriormente transferida a sede do distrito para Manga, com o nome de Biritinga. Em 1919 foi criada a paróquia de Manga. Em 13 de abril de 1962 passou à categoria de cidade pela Lei nº 1684 de 23 de abril de 1962, com o nome de Biritinga.  O deputado Jurandy Oliveira (PRP) relatou essa história na moção de aplausos apresentada na Assembleia Legislativa pelo 55º aniversário de emancipação política do município.

“A emancipação de Biritinga comemorado no último dia 23 de abril, é uma conquista que deve ser festejada e lembrada com muita alegria, já que tal acontecimento proporcionou maior autonomia para a região e estimulou o recebimento de recursos financeiros, que puderam ser revertidos em melhorias na qualidade de vida dos biritinguenses”, disse. No documento, o parlamentar destacou a economia do município que tem como base a agricultura, com os plantios de feijão, milho, mandioca e fumo.

A população do município está estimada em 17 mil habitantes, distribuídos em 550 km² de área. Situada a 192 km da capital baiana, Biritinga faz fronteira com Serrinha, Lamarão, Água Fria, Sátiro Dias, Nova Soure, Araci, Tucano e Teofilância.

COMPARTILHAR