Jurandy Oliveira festeja aniversário de Rafael Jambeiro

É uma imensa satisfação festejar um dos capítulos mais importantes da história de Rafael Jambeiro, que se desenvolveu pelo constante trabalho e empenho…

É uma imensa satisfação festejar um dos capítulos mais importantes da história de Rafael Jambeiro, que se desenvolveu pelo constante trabalho e empenho dos jambeirenses”. Com essas palavras o deputado Jurandy Oliveira (PRP) congratulou-se com a população do município pela passagem do 32 anos de emancipação.

Pertencente à microrregião de Feira de Santana, Rafael Jambeiro tem uma população média de mais de 23.500 habitantes, dispostos em uma área de 1.207,219 km² e distante 217 quilômetros da capital. Sobre a formação do município, o deputado destaca que as lutas em prol da emancipação se intensificaram em novembro de 1984, quando foi apresentado o primeiro plebiscito em favor da medida.

Segundo Jurandy, a proposta era agrupar os distritos de Argoim e Paratigi em uma mesma circunscrição geográfica, transformando-os no município de Rafael Jambeiro. Após intensa movimentação, Rafael Jambeiro foi elevado à categoria de município, por meio da lei estadual 4447, de 9 de maio de 1985, sendo que em 1º de janeiro de 1986 ocorreu a instalação oficial do município.

Ainda no documento, Jurandy pontua que a economia do município tem como referência a feira livre, que ocorre toda segunda e terça, na Praça Luis Eduardo Magalhães, conhecida popularmente como Praça do Comércio ou Praça da Feira.

COMPARTILHAR