Chuva anima população e expectativa é que supra necessidade de abastecimento dos municípios

O fim de semana passado foi de festa e alegria para o campo e para as cidades localizadas na Chapada Diamantina com as chuvas que chegaram com mais força no último domingo (4). Várias cidades da região foram atingidas pelas águas, que deram um alívio na escassez que os municípios vinham passando, principalmente em 2017, como na região do Rio Utinga. Entre as cidades de Utinga e Wagner, a chuva ficou entre 25 e 30mm.

“O rio está bem, tem volume de água grande”, disse o morador de Utinga, Mourival José de Souza em contato com o Jornal da Chapada. Ele reclamou que uma área da cidade ficou sem energia elétrica e sem a rede de internet durante a chuva. A energia retornou, mas na manhã desta segunda (5) a internet ainda estava comprometida. Já em Piatã foi observada a marca de 11mm de chuva. Em outros municípios, como Ibicoara, onde continua nublado, Ibititá, Palmeiras, Seabra e Itaberaba, também há notícias de mais chuvas. Outras regiões também registraram chuvas, como em Irecê e Barrerias.

Em Andaraí choveu durante a noite do domingo (4) e a madrugada desta segunda-feira (5) toda. Segundo o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, durante a manhã a chuva diminuiu, as águas dos rios que cortam a cidade não aumentaram de volume, mas o céu continuava muito carregado. Em Cafarnaum, começou a chover timidamente ainda no começo do fim de semana, mas foi no domingo que foi registrado o volume de 27,7mm.

As chuvas que caíram na Chapada Diamantina foram o motivo inclusive para o adiamento da partida da seleção de Itaetê pela Copa Chapada Forte contra Nova Redenção, que seria realizada no domingo. O campo do estádio local ficou impraticável para a disputa de futebol. Em breve a organização do evento desportivo deve informar nova data para a partida. Vídeo enviado ao Jornal da Chapada mostra forte chuva que atingiu Itaetê.

FONTE – Jornal da Chapada

COMPARTILHAR