Bolsonaro anuncia general para Secretaria de Governo


O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou, na manhã desta segunda-feira, 26, o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo. Cruz foi comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo pelas Forças Armadas brasileiras. Ele despachará do Palácio do Planalto.

O general já havia sido indicado na quarta feira passada à secretaria nacional de Segurança Pública, que é subordinada ao ministério da Justiça e terá a chefia do juiz federal Sergio Moro. O anúncio foi feito pelo filho do presidente eleito Carlos Bolsonaro (PSL) em seu perfil no Twitter, mas não foi confirmado pelo pai. Carlos deixou a equipe de transição um dia depois, após um desentendimento com o futuro titular da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebbiano.

Cruz já ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública de em 2017, a convite do presidente Michel Temer. Em junho deste ano, deixou o posto para atuar como consultor da ONU.

Ele é o quarto militar confirmado na composição do próximo governo. Além dele, estão confirmados o general Augusto Heleno no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Fernando Azevedo e Silva no ministério da Defesa, e o general Hamilton Mourão (PRTB) na vice-presidência da República.

COMPARTILHAR